Por que é importante controlar o fluxo de caixa na gestão empresarial?

A gestão empresarial exige um controle rígido do fluxo de caixa, principalmente no que diz respeito às contas a pagar e a receber da empresa. Acompanhar os números é fundamental para identificar oportunidades, e acompanhar a produtividade e desempenho alcançados por sua equipe.

Para garantir a organização dentro do negócio, é preciso ter controle sobre as contas a pagar e a receber a fim de que não haja compras desnecessárias, perdas e discrepância nos dados.

Ao cuidar da saúde financeira do seu negócio, há mais chances de que ele não feche as portas nos primeiros anos de vida. Finanças mal gerenciadas se tornam uma bola de neve, por isso, é necessário muito planejamento e atenção.

A importância do controle de despesas

O primeiro passo para uma gestão financeira eficaz é anotar tudo. Sim, é importante mapear e organizar tudo o que precisa ser pago. Se você ainda não tem noção de tudo o que precisa pagar, é um indício de que você não tem controle algum do seu negócio. E sem isso, fica impossível determinar qual o fluxo de caixa necessário para manter a empresa funcionando, ficando mais fácil contrair dívidas, pagar multas e buscar empréstimos desnecessários.

Além disso, é importante saber exatamente quais são as datas e valores a serem pagos. A ideia aqui é prever os gastos fixos e variáveis para evitar atrasos ou o comprometimento do caixa. Quando tudo está organizado dentro de um sistema de gestão integrado, por exemplo, a gestão financeira melhora e é possível perceber de forma significativa o quanto e como sua empresa gasta dinheiro no período.

Como controlar as contas a pagar e a receber da empresa

Manter a empresa em pleno desenvolvimento exige do gestor um planejamento financeiro estratégico, assim como, processos bem definidos para que seja possível controlar as finanças do negócio. Para que isso aconteça de forma eficiente, é importante ficar atento aos seguintes pontos:

1. Registre e faça o controle periodicamente

O primeiro passo é mapear e anotar absolutamente todas as despesas e receitas, registrando diariamente tudo o que entra e sai do caixa da empresa. É através desses registros que você vai começar a controlar as finanças, sabendo tudo que precisa ser pago e o que está previsto para entrar. Uma forma de fazer isso com eficiência é por meio de um sistema de gestão ERP, que integra todas essas informações em um só lugar.

2. Nunca misture os gastos pessoais com os da empresa

Esta parece ser a dica mais óbvia, mas ainda é grande o número de empresários que utiliza o caixa da empresa para o pagamento de contas pessoais. Lembre-se: por mais que você seja o dono/gestor, sua empresa não é um banco e deve apenas se financiar. Sempre separe as contas, isso vai garantir vida longa ao seu negócio.

3. Gerencie tudo o que vai receber

Saber onde estão os gastos da empresa é importante, mas ter controle sobre o que está previsto para ser recebido e em qual data esses pagamentos deverão ser feitos é fundamental para evitar clientes inadimplentes. Oferecer condições facilitadas de pagamento também é uma boa opção e estimula o pagamento em dia.

4. Faça e siga seu planejamento

Mesmo sendo o último tópico, este talvez é o passo mais importante para manter um fluxo de caixa equilibrado. Procure fazer um planejamento traçando metas e objetivos a serem alcançados por seus colaboradores. Quando feito de forma correta, ele permite que você equilibre as contas e evita que o caixa fique comprometido com o que antecede os pagamentos previstos.

A gestão financeira fica muito mais simples quando temos as ferramentas certas para controlar e mensurar os resultados. É por isso que o sistema ERP online do Grupo Raotes é perfeito para empresas que desejam dar um passo a mais e equilibrar de forma eficiente seu controle financeiro. Quer saber mais sobre como fazer isso? Agende uma demonstração agora mesmo.

2 comentários sobre “Por que é importante controlar o fluxo de caixa na gestão empresarial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *