Hoje em dia existem diversas maneiras de gerenciar a sua equipe externa e os processos da sua empresa. São inúmeros formatos de trabalho, ferramentas e plataformas disponíveis para te ajudar a ter uma gestão eficiente.
Quem nunca teve dificuldade em encontrar um pedido de vendas na caixa de entrada dos emails abarrotados? Ou então, saber de fato se a sua equipe foi no cliente, não esqueceu de nenhum item… Ou tem o celular sobrecarregado com fotos e mensagens recebidas pela sua equipe, e tantas informações que se perdem no caminho.
Agendar uma visita no cliente pode ser dor de cabeça e é sempre preciso estar alinhado com sua equipe, com os processos e etapas que serão executadas durante uma a visita.
Confira no blog de hoje como empresas de todos os portes e segmentos fazem a gestão da equipe técnica.
O que faz um técnico durante uma visita
Uma visita técnica pode ter vários direcionamentos, e motivos. Neste blog, nos vamos falar de 3 tipos mais comuns de visita técnica: visita de preventiva, visita corretiva e visita preditiva.
Tipos mais comuns de visitas técnicas
Visita Preventiva
A visita preventiva é aquela que fazemos antes de alguma necessidade de correção, baseado em histórico de problemas em peças, por exemplo, seguindo um plano de ação que antecedem um problema. Ou seja, quando o técnico visita o cliente para checar máquinas, peças que possuem histórico de necessidade de troca ou correção.
Visita Corretiva
A visita corretiva, como o nome já diz, nada mais é do que executar uma manutenção em um equipamento quando há quebra, ou necessidade de troca de peças. Existem muitas tarefas necessárias para se fazer em uma visita corretiva, cada empresa tem a sua demanda, conforme o tipo de produto que comercializa, já que cada maquinário tem a sua necessidade de manutenção e recorrência e claro, varia de acordo com cada segmento.
Visita Preditiva
Mais conhecido como visita programada, é a forma mais eficaz de antecipar os problemas e prevenir possíveis quebras, manutenções custosas dos equipamentos no cliente. Na visita, o técnico checa se todos os equipamentos estão funcionando corretamente, e se existe algo que ele precise fazer de manutenção no cliente. Está talvez seja a mais importante, que te auxilia a ter em ordem as atividades e manutenções necessárias. Evitando custos operacionais e de manutenção imprevisíveis.
Etapas para uma boa visita técnica
Fazer uma boa visita técnica no seu cliente te garante credibilidade e satisfação do cliente, “quem indica”, o seu cliente te indica mais, para novos possíveis clientes. Poder oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes faz a diferença na hora de expandir a área de atendimento. Quanto mais cases de sucesso você acumular, mais crescerá sua visibilidade no mercado, te ajudando a aumentar sua carteira de clientes.
Garanta credibilidade
Ter a visita programada com rotas para chegar ao local, e rotas alternativas em caso de trânsito, te garante chegar no horário e gerar credibilidade com o cliente.
Esteja preparado
Ter um checklist é primordial para a visita. Tenha anotado todas as coisas que serão usadas no cliente, seja peças que serão trocadas nas máquinas, brindes, display de exibição do seu produto, flyers, ficha de cadastro. Faça também um checklist do que você precisar fazer, é importante não pular nenhum etapa. Até mesmo a coleta da assinatura do cliente na finalização da visita pode ser uma problemão em uma relatório entregue na central. O checklist vai te ajudar a não esquecer de nada!
Nosso Aplicativo pode te ajudar
No Blog de hoje, vamos contar para vocês o Case de Sucesso do Aplicativo de Controle de Visita Técnica e Comercial WEBGR desenvolvido 100% pela equipe especializada do Grupo Raotes.
Há algum tempo, o Sidnei Selegrine, Diretor de Negócios do Grupo Raotes, vem percebendo, no seu campo de atuação, uma necessidade específica de gestão da equipe de campo transmitida por alguns de seus clientes. Pensando em sanar essas necessidades, ele decidiu junto com o time do Grupo Raotes, desenvolver um aplicativo que pudesse ser funcional, que permitisse o acesso aos seus clientes de qualquer lugar, e que pudesse centralizar todas as informações de trabalho que uma equipe de campo necessita, claro que, com um gerenciamento completo do gestor da empresa.
E percebendo a necessidade crescente do mercado e a ideia de atender qualquer empresa que tenha a necessidade de gerenciar a equipe de campo de uma forma mais completa e otimizada, reduzindo custos nas operações, nasceu o então, Aplicativo de Controle de Visita Técnica e Comercial WEBGR! Atingindo um índice incrível de aceitação e usabilidade com nossos clientes e com o mercado em si!
Principais Funcionalidades do Aplicativo
- Com ele é possível fazer o agendamento de visitas técnicas ou comerciais, para uma manutenção, uma venda, uma consultoria, um conferência, checagem de gôndolas, para a equipe de campo poder registrar todas as atividades executadas.
- Permite que a equipe de campo tenha acesso às informações da visita técnica ou comercial de qualquer lugar, simultaneamente, com o acesso do Gestor, que pode ter o controle das atividades da equipe de campo no ato da visita.
- Com o Aplicativo WEBGR é possível verificar a localização do cliente, com o mapa integrado ao Google Maps e o Waze, definindo o melhor caminho para chegar – traçando rota. Com a função da localização, também é possível, no momento da visita, ter certeza de que o vendedor/promotor esteve no local da visita, e não em outro endereço qualquer.
- O gestor pode determinar um check list de atividades para a equipe de campo executar, e a visita só poderá ser finalizada quando houver o comprimento de todas as atividades, não esquecendo de fazer nenhuma tarefa.
- O técnico pode coletar a assinatura do cliente ao finalizar a visita no APP, e anexar fotos feitas no momento das atividades em campo. Um campo totalmente novo no APP, é de “Observação Interna” onde é possível anexar fotos e relatar algum dado importante para visualização apenas do Gestor, impedindo que os dados apareçam no relatório final.
Coletar assinatura do cliente no final da visita era uma rotina feita em papel, e logo após a visita, esses relatórios eram enviados por mensageiro/correios para a central fazer a análise, isso em muitos casos, demorava dias para ser finalizado. Com o App o agente de campo coleta a assinatura direto no dispositivo móvel e este relatório é disponibilizado imediatamente para o Gestor, que também tem o seu acesso no WEBGestor e pode gerenciar todos os passos das visitas agendadas e dos relatórios.
É possível controlar a validade e o lote dos produtos, nas gôndolas dos supermercados, por exemplo. Fazer medição do canteiro de obra, registrar um cabo de aço substituído em um elevador. Existem diversas funcionalidades adaptáveis para qualquer segmento. O Aplicativo de Controle de Visita Técnica e Comercial WEBGR atende promotores de vendas, consultores, vendedores, engenheiros, técnicos de manutenção, e muitos outros ramos de atividade.
Descreve Sidnei Selegrine – CEO do Grupo Raotes
Acreditamos muito na geração futura, e no desenvolvimento que em muitos casos, só é possível com esforço e trabalho em equipe. Em qualquer empresa, o desenvolvimento se dá por trabalho duro, e conciso. Um trabalho bem estudado e estruturado.
Para que ele pudesse colocar essa ideia em prática, ele precisaria de ajuda de pessoas da área de desenvolvimento, pessoas que certamente conseguiriam expressar em ações as ideias tidas pelo Sidnei.
Com a ajuda dos “meninos prodígios”, Paulo Arthur, Laylon Gionda e José Henrique estudantes, na época, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na ETEC de Embu das Artes, o aplicativo foi estruturado, desenvolvido e lançado ao mercado em 2020, e hoje já bate a marca de mais de 20.000 mil visitas realizadas em todo o Brasil, reduzindo os custos operacionais das atividades da equipe de campo em até 38%.
A sua empresa tem dificuldade de controlar as atividades da equipe de campo?
Agende uma demonstração gratuita do nosso Aplicativo WEBGR com um de nossos consultores e descubra como otimizar o tempo e reduzir os custos das atividades em campo!
Assista ao vídeo e entenda mais do Aplicativo de Controle de Visita Técnica e Comercial WEBGR – https://www.youtube.com/watch?v=l5LMNDXgVnU
Vem conferir a Palestra do Sidnei Selegrine, CEO do Grupo Raotes, em O Campo das Ideias, feita para os alunos da ETEC de Embu das Artes – https://www.youtube.com/watch?v=KhkIvEZP4k4&t=1074s