O que é mais importante na sua empresa: Marketing ou Finanças?

Dependendo da sua visão, ao gerir o negócio, você tenderá a priorizar uma coisa e subjugar outra. Algumas estratégias podem ajudar nesse momento

A gestão de uma empresa é algo desafiador, não é para “fracos” definitivamente, em várias situações as decisões não poderão esperar e nessa hora, faz toda a diferença as ferramentas que você tem à mão, entre elas, podemos citar o próprio sistema ERP, que nós do Grupo Raotes conhecemos tão bem.

Para o consultor do Sebrae SP, Roderic Ken Miyoshi, é preciso ampliar a visão que se tem do negócio, e isso é justamente o que um bom ERP faz.

O empresário precisa sempre estar atento à gestão do negócio

“É comum parte dos empreendedores ter uma visão do negócio ou voltada para finanças ou para marketing. Normalmente, o empresário financeiro concentra os esforços na redução de custos. Para ele, a solução e o sucesso do negócio estão em gastar menos do que ganha. Isso não está errado, mas, é uma visão míope, porque não considera expansão de mercado, atração de novos clientes e fidelização, o que leva à perda de mercado para os concorrentes”, explica Miyoshi.

“Nesse caso, a pequena empresa adota uma estratégia de custos que, basicamente, se resume em reduzir os gastos fixos, pois normalmente não tem poder de barganha com fornecedores. Já o gestor voltado ao marketing busca bons relacionamentos e divulgar a em presa, uma vez que, para ele, o cliente é a alma do negócio.

Também não está errado, mas assim como no perfil anterior, é uma visão limitada, uma vez que não considera prazos, caixa, resultados financeiros, podendo levar a empresa a se descapitalizar e comprometer seu lucro. Para ambos os perfis de empreendedor melhorarem a gestão, é necessário considerar uma série de pontos.

Nas finanças, é fundamental saber formular preço, determinar o capital de giro, acompanhar os resultados, conhecer o ciclo financeiro, fazer projeções financeiras considerando investimentos em marketing, levantar o ponto de equilíbrio e estabelecer metas. No marketing, é importante entender quem é o público-alvo, saber identificar suas necessidades, os canais de comunicação mais acessados por ele, quanto pode comprometer do seu orçamento e os horários em que compra. Além disso, é preciso conhecer os concorrentes e as ferramentas de marketing que podem ser utilizadas”.

Uma das ferramentas fundamentais para melhorar a visão geral do negócio é ter um bom sistema ERP. Um ERP completo, poderá mostrar instantaneamente quais são os gastos atuais, as previsões, as ordens de pagamento, metas de vendas e os recursos disponíveis para investimentos, por exemplo, em campanhas de marketing.

Ficou curioso como um ERP pode lhe ajudar? Entre em contato conosco, sem compromisso e agende uma reunião ou videoconferência sobre esse assunto, teremos muito prazer em tirar suas dúvidas em como usar um sistema de gestão ERP para sua empresa.

Grupo Raotes

Grupo Raotes

Adicionar comentário

Fale com um Consultor