O que é mais importante na sua empresa: Marketing ou Finanças?

Dependendo da sua visão, ao gerir o negócio, você tenderá a priorizar uma coisa e subjugar outra. Algumas estratégias podem ajudar nesse momento

A gestão de uma empresa é algo desafiador, não é para “fracos” definitivamente, em várias situações as decisões não poderão esperar e nessa hora, faz toda a diferença as ferramentas que você tem à mão, entre elas, podemos citar o próprio sistema ERP, que nós do Grupo Raotes conhecemos tão bem.

Para o consultor do Sebrae SP, Roderic Ken Miyoshi, é preciso ampliar a visão que se tem do negócio, e isso é justamente o que um bom ERP faz.

O empresário precisa sempre estar atento à gestão do negócio

“É comum parte dos empreendedores ter uma visão do negócio ou voltada para finanças ou para marketing. Normalmente, o empresário financeiro concentra os esforços na redução de custos. Para ele, a solução e o sucesso do negócio estão em gastar menos do que ganha. Isso não está errado, mas, é uma visão míope, porque não considera expansão de mercado, atração de novos clientes e fidelização, o que leva à perda de mercado para os concorrentes”, explica Miyoshi.

“Nesse caso, a pequena empresa adota uma estratégia de custos que, basicamente, se resume em reduzir os gastos fixos, pois normalmente não tem poder de barganha com fornecedores. Já o gestor voltado ao marketing busca bons relacionamentos e divulgar a em presa, uma vez que, para ele, o cliente é a alma do negócio.

Também não está errado, mas assim como no perfil anterior, é uma visão limitada, uma vez que não considera prazos, caixa, resultados financeiros, podendo levar a empresa a se descapitalizar e comprometer seu lucro. Para ambos os perfis de empreendedor melhorarem a gestão, é necessário considerar uma série de pontos.

Nas finanças, é fundamental saber formular preço, determinar o capital de giro, acompanhar os resultados, conhecer o ciclo financeiro, fazer projeções financeiras considerando investimentos em marketing, levantar o ponto de equilíbrio e estabelecer metas. No marketing, é importante entender quem é o público-alvo, saber identificar suas necessidades, os canais de comunicação mais acessados por ele, quanto pode comprometer do seu orçamento e os horários em que compra. Além disso, é preciso conhecer os concorrentes e as ferramentas de marketing que podem ser utilizadas”.

Uma das ferramentas fundamentais para melhorar a visão geral do negócio é ter um bom sistema ERP. Um ERP completo, poderá mostrar instantaneamente quais são os gastos atuais, as previsões, as ordens de pagamento, metas de vendas e os recursos disponíveis para investimentos, por exemplo, em campanhas de marketing.

Ficou curioso como um ERP pode lhe ajudar? Entre em contato conosco, sem compromisso e agende uma reunião ou videoconferência sobre esse assunto, teremos muito prazer em tirar suas dúvidas em como usar um sistema de gestão ERP para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *