Gestão do conhecimento: Você aplica isso em sua empresa?

Para alcançar os objetivos, toda empresa precisa de muitas ações: Ideias criativas, planejamento muito bem elaborado, investimentos, estratégias inteligentes, tecnologia, diferencial competitivo, e claro: Pessoas!

Além desses fatores, muitos outros também poderíamos destacar aqui, mas queremos chamar a atenção para um aspecto: nenhuma empresa alcança o sucesso sem estar com uma equipe PREPARADA e EMPENHADA.

Preparar uma equipe não é uma tarefa tão simples, entretanto, pode ser mais fácil se a equipe for composta de pessoas empenhadas com atitudes pró-ativas e também com a devida gestão do conhecimento bem administrada.

Mas afinal, o que é gestão do conhecimento?

Resumidamente, é o ato de fazer com que dados, informações e conhecimentos sejam compartilhados entre pessoas. Este compartilhamento permite que a empresa possa ganhar qualidade e rapidez nas atividades diárias, fazendo com que tenha melhores resultados.

Gestão dos números e indicadores, antes feitos manualmente, agora são processados de forma cada vez mais eficiente

Administradores de empresas, precisam frequentemente realizar essa gestão. Existem inúmeras formas para compartilhar conhecimentos; uma delas é a disciplina em reunir colaboradores para aplicar treinamentos e dividir experiências.

Assim sua equipe ser torna muito mais produtiva, evita erros e principalmente, o retrabalho e todo o tempo que seria gasto refazendo a rota e corrigindo possíveis equívocos.

Um sistema ERP completo, é uma das ferramentas fundamentais para essa gestão do conhecimento. É para isso que um ERP existe, dar uma visão global da empresa, apresentar números, em todas as áreas do negócio para poder dar uma visão ampla ao planejamento, operação e gestão estratégica.

É fundamental, por exemplo, que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.

Numa crise como essa, a tendência é uma redução da receita, você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiado

De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras e usar ferramentas que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio. “No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas, no contexto de crise”, comenta ele.

Nós do Grupo Raotes, empresa especializada em sistemas de gestão empresarial, acreditamos e aplicamos a gestão do conhecimento.

Mas porque consideramos que o sistema ERP do Grupo Raotes é tão bom?

Nosso sistema de gestão ganha destaque cada vez mais pela praticidade de realizar as tarefas do dia a dia. Garantimos a agilidade nos procedimentos operacionais e visão gerencial através dos relatórios ​com filtros incríveis que facilitarão a sua administração.

O sistema de gestão possui excelência na arquitetura da informação e conta com um banco de dados com alta performance, garantindo a estabilidade e segurança para todos os clientes.

Por isso, nossos clientes estão cada vez mais satisfeitos e procuram sempre contar com nossos consultores a fim de explorarem cada vez mais essa poderosa ferramenta de gestão do conhecimento.

Faça como dezenas de empresas e venha também usufruir desses benefícios, contando sempre com a maior consultoria de quem tem anos de experiência. Será um prazer atender a sua empresa!

Aplique você também esse conhecimento! Pesquise, planeje, execute! E claro, vença qualquer crise!

Entre em contato conosco, vamos tirar suas dúvidas agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *