Cortar desperdícios e despesas com eficácia nem sempre é fácil. Veja algumas dicas de sobrevivência para sua empresa
A preocupação dos empresários neste período tem sido constante. Não bastasse os desafios diários que já acompanham a vida de quem empreende, imagine uma crise de proporções globais, que praticamente afeta todos os setores produtivos…
Por isso, cabeça no lugar e vamos planejar ações para nos ajudar a enfrentar da melhor forma tudo isso.
Antes de tudo, lembre-se que, se você tem uma indústria, distribuidora, ou qualquer outro tipo de empresa, um bom sistema ERP vai te ajudar a ter uma visão ampla do negócio, e é aqui que entra nossa conversa, com 5 dicas para evitar gastos desnecessários, durante esse período de incertezas.
Mais uma vez, temos aqui a participação do nosso parceiro o Sebrae, que traremos sempre neste nosso canal de informações.
1 – Dívidas
É hora de renegociar todos os pagamentos da empresa. Caso tenha alguma conta pendente esse é o momento oportuno para entrar em contato com os credores e verificar as novas condições de pagamento. O Governo Federal tomou algumas medidas para ajudar empresários durante a pandemia. Algumas delas foram a prorrogação do pagamento de dívidas e a ampliação do acesso ao crédito do BNDES. Além disso, instituições bancárias aumentaram por mais 60 dias o prazo do pagamento de dívidas e empréstimos para micro e pequenas empresas. Isso significa que você tem um tempo maior para organizar as suas despesas.
2 – Produtos
Reavalie seu estoque, analise o que tem vendido mais e o que tem saído menos. Com isso irá entender o que deve ser mantido e quais podem não ser renovados, pois não estão gerando receita. Mantenha o que realmente faz uma diferença positiva no seu caixa.
Lembre-se de que um estoque variado funciona apenas quando o consumidor tem um poder maior de compra ou quando está mais disposto a conhecer novos produtos, o que não acontece durante uma crise. Essa dinâmica implementada com o ERP adequado à sua empresa, poupa o tempo e evita que você tenha que lidar com vários softwares diferentes e que não se comunicam entre si, demandando custos com licenças, servidores, suporte técnico, entre outras questões.
3 – Redes Sociais
Estar no ambiente online é o novo normal, porém veja se as publicações pagas impulsionadas estão dando o retorno esperado.
Se o valor gasto com anúncios em redes sociais não está prosperando, corte os anúncios e invista em publicações especializadas e estratégicas, que podem até ser gratuitas, invista em uma equipe especializada nesse assunto e lembre-se que é o momento de trabalhar com qualidade, e não com quantidade.
4 – Diversos Bancos
Você tem apenas um CNPJ e várias contas bancárias? Avalie se vale a pena, afinal todo banco cobra taxas, e na maioria das vezes elas são despesas que podem ser facilmente cortadas. A sugestão é ter relacionamento com apenas um ou dois bancos, já que isso facilita acompanhar todas as taxas e tarifas cobradas e até mesmo evitar gastos. Os bancos digitais apresentam vantagens nesse sentido. Além de taxas reduzidas ou nulas, são seguros e oferecem atendimentos em diferentes canais.
5 – Investimentos
Você tem algum tipo de investimento? É bom reduzir os aportes e pensar em criar uma reserva de emergência. Não é o caso de deixar de lado as suas aplicações, mas sim de poder contar com uma liquidez maior para quando precisar cobrir alguma emergência.
6 – Falta de visão geral
Como falamos no início, um ERP completo vai ajudar a ter uma visão ampla do negócio. Quando não temos essa amplitude de perceber como vai cada setor, a facilidade de haver desperdícios de recursos e tempo é enorme. É praticamente inviável ser eficiente em uma indústria, distribuidora ou empresa de médio porte sem um sistema confiável para planejar, acompanhar e executar com segurança suas operações.
Seja um ERP para indústrias, ou um ERP para distribuidoras, o grupo Raotes tem a ferramenta certa para lhe ajudar.
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