Estoque Mínimo? Você sabe qual é a importância de ter esse controle?

Controlar o estoque da sua indústria ou distribuidora é muito importante para manter a engrenagem de vendas funcionando.

Saber quantos produtos têm no seu estoque, ou quantos produtos é necessário comprar, são alguns dos pontos importantes para uma boa gestão de estoque, mas deixar produtos parados significa, deixar dinheiro parado. Por isso, o uso do estoque mínimo é importante e pode ser uma excelente solução para não ter prejuízo nas vendas da empresa! 

Recomendamos o uso do estoque mínimo para facilitar a análise das necessidades do seu negócio e evitar que você não sofra com mercadorias estagnadas e sem giro.

Entenda neste artigo, o que é Estoque Mínimo e como ele pode ajudar a sua empresa.

Entendendo o Estoque Mínimo

Estoque mínimo é a quantidade mínima de um produto que deve ser mantida em estoque para garantir a satisfação das necessidades da empresa e pode variar de acordo com cada setor.

Também conhecido como estoque de segurança ou estoque de reserva, se refere a quantidade de produtos que suprem a sua demanda de vendas, ou eventual oscilação desta demanda, e pode salvar uma venda em caso de atraso de reposição dos fornecedores.  

O estoque mínimo ajudará no termômetro de necessidade de compra, quando o estoque chegar no limite do mínimo, é que chegou a hora de fazer a reposição. Ele vai te dar uma margem tranquila de vendas enquanto espera o fornecedor fazer a entrega do seu pedido de reposição.

Observe, no entanto, que a necessidade de estoque mínimo, e claro, a quantidade para o estoque mínimo varia segundo a demanda de cada empresa.

Uma indústria, necessita de insumos e matéria-prima para manter a produção em andamento, e o estoque mínimo vai de acordo com cada insumo ou matéria-prima utilizada na produção da sua mercadoria. Já uma Distribuidora faz o atendimento de forma imediata, e precisa armazenar o estoque para atender os clientes, conforme a demanda de vendas.

Como calcular o Estoque Mínimo

O estoque mínimo é calculado com base no consumo mensal e deve ser calculado com base no volume de vendas.

Para você conseguir estipular o estoque mínimo, é necessário observar a demanda de vendas da sua empresa, demanda de fabricação, insumos e matérias-primas e a demanda de distribuição.

Sempre que o seu estoque estiver chegando no limite mínimo, você já pode efetivar um novo pedido para normalizar o estoque e as vendas da sua empresa.

O controle de Estoque Mínimo é de extrema importância para qualquer empresa, principalmente para Indústrias

O Cálculo é bem simples e facilita a obtenção dos valores adequados para sua empresa:

Estoque Mínimo = Consumo Médio Diário X Tempo de Reposição

Observe o exemplo abaixo:

Se uma Indústria vende 40 unidades de parafusos em um período, divida, então, o consumo pelo período para saber o seu consumo médio diário.

Assim temos:

40/5 = 8

Desta forma, podemos ver que a venda média diária deste produto tem o valor de 8 parafusos e consideramos 5 dias úteis de segunda a sexta.

Consideramos ser necessário aguardar 15 dias para que a mercadoria seja disponibilizada de novo no estoque. Multiplique o consumo médio diário com o tempo de reposição, e teremos:

15 * 8 = 120

Entendemos então, que para suprir as demandas de consumo sem ter problemas com o estoque ou gastar mais do que o necessário com uma compra de urgência, o estoque mínimo deverá ser de 120 parafusos.

O que acontece se você não controlar o estoque mínimo?

Uma empresa sem controle de estoque mínimo de seus produtos pode sofrer com diversos prejuízos: perda da produtividade, perda de dinheiro — representado pelo investimento na compra dos produtos —, erros de expedição, retrabalho, entre outros problemas que, acreditamos, nenhum gestor deseja enfrentar na sua empresa.

Como melhorar o controle do seu estoque mínimo

Para gerir o seu estoque de forma completa, a melhor forma é utilizar um sistema de gestão. O Sistema de Gestão do Grupo Raotes permite o cadastro de todo o seu fluxo de entradas e saídas de produtos. Com fácil acesso aos relatórios, é possível identificar o status do seu estoque em tempo real. Já ouviu falar da curva ABC de produtos vendidos? Ou então, relatório de margem de contribuição de cada produto, e tantos outros indicadores que facilitam a tomada de decisão dos gestores.

Como você pode perceber, o uso do estoque mínimo tem inúmeras vantagens e não é complicado de implementar na sua empresa, porém, ele requer um bom planejamento, controle e sobretudo, acompanhamento por parte do gestor. 

Se você enfrenta problemas com o estoque da sua empresa e não sabe como resolver, converse com um de nossos consultores, e veja como um sistema de gestão ERP completo pode te ajudar a alavancar as vendas e organizar sua empresa de forma eficiente!

Quer saber como as nossas soluções em gestão podem te ajudar a otimizar os processos da sua empresa? Fale conosco aqui.

Leia mais:


2 comentários sobre “Estoque Mínimo? Você sabe qual é a importância de ter esse controle?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *